Na tarde de ontem (14), no Posto de Saúde, aconteceu a primeira reunião do Curso para Gestantes e seus parceiros, que é oferecido de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Saúde.
Na oportunidade, a psicóloga Aline Rottini abordou os seguintes temas:
- Função materna: A função materna não se reduz apenas aos cuidados auto conservativos. Ela está diretamente relacionada a tudo aquilo que é da ordem do amoroso, do cuidado, do afeto, do acolhimento, dos significados e das representações designadas às manifestações psicomotoras emitidas pelo bebê.
- Sentimentos e Emoções na Gestação: A partir do momento em que a mulher se descobre grávida, iniciam-se transformações no corpo, na rotina, na casa e na vida pessoal e profissional, além de uma série de sentimentos e emoções que tomam conta dela e de seus pensamentos, os quais nem sempre são fáceis de lidar. Essa mistura de sentimentos somada às expectativas e incertezas a respeito do filho, e também da gestação em si, podem gerar uma ansiedade para a mulher.
- Ambivalência Afetiva: Trata-se de um aspecto que faz com que as mulheres se sintam felizes, realizadas e, ao mesmo tempo, experimentem sentimentos contrários, como a tristeza e o medo. Todos esses sentimentos são naturais e, de certa forma, a gestação inteira terá altas e baixas de humor.
- Como se constitui uma mãe: A maternidade de modo geral como uma função não é garantida por condições naturais, mas é decorrente do estabelecimento de um laço simbólico e afetivo com o bebê. Este laço, para ser estabelecido, depende que os cuidados que a mãe dirige ao bebê estejam permeados por uma série de operações psíquicas que implicam sua transmissão inconsciente de um saber.
O curso também é destinado aos pais interessados e os encontros são quinzenais. Em todas as reuniões, haverá entrega de vale para retirada de presentes.